O Poliacetal é um material rígido e muito resistente, com excepcional estabilidade dimensional devido, principalmente, à baixa absorção da umidade. As guias de poliacetal são compostas por um plástico de engenharia altamente cristalino, que mantém suas propriedades mesmo quando imerso em água quente. Além disso, possui baixa tendência à ruptura por fadiga. Por todas estas propriedades, o Poliacetal se adapta às aplicações que no passado eram reservadas exclusivamente aos metais.
As principais características das guias de poliacetal são: O poliacetal é um material resistente à deformação a frio e a esforços repetitivos, possui baixo peso específico (1,425g/cm³), boa resistência química, baixo coeficiente de atrito, alta resistência a flexões alternadas, boa propriedade de isolamento elétrico, facilidade de usinagem, atóxico e oferece um excelente acabamento superficial.
Sua apresentação é feita em chapas de poliacetal (de 10 a 40 mm de largura e 3000 mm de comprimento), ou em tarugos de poliacetal redondos (de 10 a 200 mm de diâmetro e até 9 m de comprimento), quadrados (de 10 a 80 mm de diâmetro e até 3 m de comprimento) e sextavados (de 6 a 80 mm de diâmetro e até 3 m de comprimento).
O Poliacetal, em chapas de poliacetal ou em tarugos de poliacetal, é usado na fabricação de engrenagens, buchas, mancais, flanges, guias, roscas sem fim, isoladores, roldanas e rolamentos.
Sua resistência química varia de acordo com os produtos. Esses podem ser: